Blog do Vandinho

.:: Blog do Vandinho :: Seja bem-vindo ::.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Só pra descontrair - Sinônimos


Olá leitores queridos...

Um dia desses eu tava pensando no nome que eu escolhi pra esse blog: "Celeiro de Ideias e Pensamentos", e lembrei de algo que eu tinha lido, onde a pessoa colocou palavras sinônimas às originais.
Pra alguém que por acaso não saiba o que seja sinônimo, clique aqui.
Achei interessante e um tanto engraçado a idéia e decidi postar aqui, como ficaria o título do blog, usando sinônimos das palavras do título.
Pra isso, fui até o dicionário, pra encontrar alguns sinônimos e definições das palavras que formam o título desse blog que você está lendo huahuahuahaua.

Confira no que deu:

Celeiro: 1 Casa onde se guardam ou juntam cereais. 2 Depósito de provisões.

Ideia: 1 Representação mental de uma coisa concreta ou abstrata. 2 Imagem. 3 Delineamento, esboço. 4 Talento inventivo, engenho.

Pensamento: 1 Ato ou faculdade de pensar. 2 Ato do espírito ou operação da inteligência. 3 Fantasia, imaginação, sonho. 4 Modo de pensar, opinião. 5 Alma, espírito. 6 Conceito, moralidade.

Sendo assim, montei dois títulos baseados nessas definições. Veja:

Definição I

Depósito de representações mentais de uma coisa concreta ou da imaginação e as operações da inteligência, da opinião e da moral.

Definição II

Casa onde se guardam imagens, esboços, talentos inventivos e engenhosos e também um conceito e um modo de pensar.

Em inglês: Storehouse of Ideas and Thoughts*

Em espanhol: Almacén de Ideas y Pensamientos*

Em italiano: Barn Idee e Pensieri*

Em francês: Magasin d'idées et de Pensées*

Em alemão: Lagerhaus von Ideen und Gedanken*

*As versões em inglês, espanhol, italiano, francês e alemão foram tiradas de um tradutor on-line. Se alguém que conheça tais idiomas, encontrar algum erro em algumas dessas versões, por favor, corrija-me, pois nos tradutores on-line, as frases são traduzidas literalmente ao pé da letra, cabendo que as vezes nos idiomas acima citados, a frase pode passar por alguma adaptação na sua escrita original.

P.S.: Espero que você tenha gostado, foi uma idéia espontânea que me veio em mente, e como achei que tem a ver com o blog em si, decidi fazer esse post, um tanto quanto engraçado (pelo menos eu achei huahauhauhau).

Grande abraço, no amor de Jesus...
Júnior Vandinho.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

NO vingança! YES perdão!

Hoje eu estava lendo a Bíblia e ela possui um devocional, uma mensagem para cada dia do ano. E a mensagem de hoje (23/6/10) achei que deveria compartilhar, então segue abaixo o devocional.

OBS.: por ser a Bíblia do Homem, os devocionais e artigos nela contidos, são relacionados para o homem. Mas o conteúdo que há nesse artigo pode ser aplicado tanto pra homens, quanto pra mulheres.
                                                                                     Júnior Vandinho

DEPOIS DA EXPLOSÃO*
Em 1987, uma bomba do grupo extremista irlandês IRA explodiu em uma cidade a oeste de Belfast. Onze pessoas morreram, 63 ficaram feridas. Gordon Wilson, comerciante de roupas e metodista dedicado, foi soterrado com sua filha de 20 anos sob 1,5 metro de concreto e tijolos. "Papai, eu o amo demais" - estas foram as últimas palavras de Marie, ditas enquanto segurava a mão do pai.
Em seu leito no hospital, Wilson disse: "Perdi a minha filha, mas não guardo nenhum rancor. Palavras amargas não trarão Marie de volta. Vou orar todas as noites para que Deus perdoe aquelas pessoas".
Depois de se recuperar, Wilson empreendeu uma cruzada em favor da reconciliação. Por causa da publicidade em torno dele, os extremistas protestantesque haviam planejado vingança chegaram à conclusão de que esse comportamento seria uma bobagem em termos políticos.
Wilson escreveu um livro sobre sua filha e fez vários discursos contra a violência, repetindo constantemente: "No fim das contas, nada supera o amor". Ele se encontrou com membros do IRA, perdoou-os e pediu que desistissem das armas. "Com certeza, já foi derramado sangue suficiente."
Quando Wilson morreu, em 1995, a Irlanda e a Grã-Bretanha fizeram homenagens a esse cidadão comum por sua capacidade incomum de perdoar.

Philip Yancey, Maravilhosa graça

REFLEXÃO:
No livro Forgive and Forget [Perdoe e esqueça], Lewis B. Smedes afirma:

Quando perdoamos as pessoas, gradualmente passamos a conhecer a mais profunda verdade que há nelas, uma verdade cuja visão nosso ódio obstrui, uma verdade que podemos ver apenas quando separamos a pessoa daquilo que ela fez a nós [...] Pois a verdade sobre aqueles que nos magoam é que são seres humanos fracos, desamparados e falíveis. Antes de nos magoarem, eram pessoas, e continuarão sendo esmo depois disso.

A melhor coisa a fazer é: "Espere pelo SENHOR, e Ele dará a vitória a você" (Pv 20:22). Não somos tão sábios a ponto de resolver todos os problemas. Quando engendramos nosso própria vingança, sempre deixamos um rastro de amargura que funciona como a semente para a próxima onda de violência.
Jesus nos chamou para oferecer a outra face (Mt 5:39). Ele falou uma coisa que qualquer homem de integridade falaria. Considerando suas ações anteriores, fica mais fácil entender sua disposição de seguir rumo à cruz sem dificuldade.


Pense: Todo mundo diz que o perdão é uma idéia muito boa até o dia em que precisa perdoar alguém por alguma coisa.
C. S. Lewis, acadêmico e escritor, século 20
Não diga: "Eu o farei pagar pelo mal que fez"! Espere pelo SENHOR, e Ele dará a vitória a você. - Provérbios 20:22
Não diga: "Farei com ele o que fez comigo; ele pagará pelo que fez." - Provérbios 24:29
*Extraído da Bíblia do Homem, GeoGráfica Editora, Santo André, SP, 1999
_______________

Fica na paz, querido(a) irmão(ã).

Júnior Vandinho.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Salmo 139 - Teus olhos me viram...

"Os Teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no Teu livro, antes mesmo de qualquer um deles existir." - Salmo 139:16
Olá querido(a), paz seja convosco!
Vou compartilhar contigo de hoje em diante, alguns salmos.
O livro de Salmos é uma coleção de canções e orações, a maioria feitos pelo rei Davi em várias épocas de sua vida e que até nos dias de hoje, fala aos nossos corações.
Davi foi um homem segundo o coração de Deus e em relação aos salmos que ele escreveu, podemos notar a profundidade de sua relação com o Senhor e também compreender o porquê de ser chamado "segundo o coração de Deus.
O primeiro salmo que escolhi, que tem falado muito comigo é o Salmo 139.
Se você ainda não conhece, leia; e se você já conhece, leia de novo e deixe o Espírito Santo te mostrar grandes verdades.

Salmo 139 - by rei Davi

1 Senhor, Tu me sondas e me conheces. 2 Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. 3 Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por Ti. 4 Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, Tu já as conhece inteiramente, Senhor. 5 Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a Tua mão sobre mim. 6 Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não o posso atingir. 7 Para onde poderia eu escapar do Teu Espírito? Para onde poderia eu fugir da Tua presença? 8 Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. 9 Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, 10 mesmo alí a Tua mão direita me guiará e me susterá. 11 Mesmo que eu diga que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, 12 verei que nem as trevas são escuras para Ti. A noite brilhará como o dia, pois para Ti as trevas são luz. 13 Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. 14 Eu Te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção. 15 Meus ossos não estavam escondidos de Ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 16 Os Teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no Teu livro antes de qualquer um deles existir. 17 Como são preciosos pra mim os Teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles! 18 Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. Se terminasse de contá-los, eu ainda estaria contigo. 19 Quem dera matasses os ímpios, ó Deus! Afastem-se de mim os assassinos! 20 Porque falam de Ti com maldade; em vão rebelam-se contra Ti. 21 Acaso não odeio os que Te odeiam, Senhor? E não detesto os que se revoltam contra Ti? 22 Tenho por eles ódio implacável! Considero-os inimigos meus! 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. 24 Vê se há em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.
___________

Você venceu uma grande corrida pra estar onde você está hoje!!!
Grande abraço.
Fica na paz.

Júnior Vandinho.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Deus está, eu sei... Deus está


"Em tudo vejo o Teu amor, em tudo vejo Tuas mãos..."

Quero relatar aqui algo simples, talvez até sem importância que aconteceu comigo.
Algo que você pode até pensar "nossa, foi isso que aconteceu?" ao ler esse post.
Eu estava trabalhando, e de manhã eu separo um dinheiro que vai pra depósito e, como todo dia, confiro sempre muito bem o valor antes de mandá-lo pro banco, pois não sou eu que faço o depósito, apenas separo pra outra pessoa fazer.
E num dia desses de trabalho, eu separei o dinheiro, montei o depósito e a pessoa responsável chegou pra levar pro banco.
Quando o rapaz do depósito retornou do banco, disse pra mim que tinha faltado 100 reias em um dos depósitos.
Na hora eu questionei. Impossível. Pois eu conferia o valor umas três vezes antes de entregar pra ele levar no banco.
Mas nessas horas, fazer o quê?! O rapaz que fazia o depósito nunca deu motivos pra desconfiar dele e nem porque "faltou" 100 reias eu ía desconfiar. Eu não desconfiei dele. Mas fica um dilema na cabeça da gente numa hora dessas: o que aconteceu???
E o que não falta nessas horas é pensamento ruim. A gente começa a querer questionar Deus, o porquê que aconteceu isso, daí a gente começa a reclamar e reclamar e reclamar... quando na verdade a gente esquece que TUDO coopera para o nosso bem (Romanos 8:28), esquece que tem um Deus lá no céu que olha por nós a todo momento.
Liguei no banco que a gente faz o depósito e falei com o responsável, e coloquei nas mãos de Deus.
Falei para o Senhor: "tá nas Tuas mãos Senhor, resolva pra mim pois já não sei mais o que fazer."
E fiquei esperando o telefonema do responsável pelo banco pra me dar uma "luz" se havia acontecido alguma coisa.
Quando foi na parte da tarde, quase umas 5 da tarde aproximandamente, o telefone tocou. Era a moça do caixa do banco que fez o nosso depósito.
Ela falou que havia sobrado exatamente 100 reias no caixa dela. Pediu desculpas e disse que já tinha depositado a quantia e entregaria o comprovante no dia seguinte para o rapaz.
Sabe quando de repente você se sente leve?
Parece que um peso sai de cima de você?
Foi assim que eu me senti.
Na hora glorifiquei a Deus. Senhor, muito obrigado porque eu sei que tudo está em Tuas mãos, os Teus olhos estão fitos em mim, a Tua presença é o meu sustento. O Senhor está em tudo, em todas as coisas.
Lembrei de uma música do Thiago Grulha, que está no CD Eletro Acústico 2 e no CD Multiforme, ambos do Paulo César Baruk.


Segue a letra abaixo. Clique aqui para assistir o vídeo.

Deus está (Thiago Grulha)


Na folha que cai
Na flor que brota
Na onda que vai
No vento que sopra
Deus está, eu sei. Deus está.


No homem que sente
as alegrias da vida
No pequeno que aprende
o que o mestre ensina
Deus está, eu sei. Deus está.


Em tudo vejo o Teu amor
Em tudo vejo Tuas mãos
E te agradeço oh Criador
Porque tudo o que existe
Só existe porque Tu és Senhor.


Na mãe que consola
a criança nos braços
Em cada estrela
que brilha nos espaço
Deus está, eu sei. Deus está.


No pai que abraça
o filho que volta
No escravizado
que das algemas se solta
Deus está, eu sei. Deus está.


Em tudo vejo o Teu amor
Em tudo vejo Tuas mãos
E Te agradeço oh Criador
Porque tudo o que existe
Só existe...


Porque Tu és Senhor
Porque Tu és amor
Porque Tu és Senhor
Porque Tu és amor


Deus está, eu sei. Deus está.
Deus está, eu sei. Deus está.
_________

Abraço, Jesus te abençoe!
Júnior Vandinho.

terça-feira, 8 de junho de 2010

As promessas de Deus: o teste do tempo

Quem de nós, quando queremos alguma coisa, queremos já! Agora! Neste momento!
É normal, nós, seres humanos, querer que as coisas aconteçam na hora que queremos que elas aconteçam.
Eu mesmo as vezes me pego em insistir que determinados pedidos, desejos, pensamentos, anseios, vontades, sejam atendidos imediatamente. Quem é que não gosta de tratamento VIP não é?! rsrs
O apóstolo Paulo nos adverte em Filipenses 4: "Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os teus pedidos conhecidos diante de Deus, pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." (versículos 6 e 7).
Temos que deixar as coisas acontecerem naturalmente, conforme a vontade de Deus. Sei que é difícil diante de determinadas coisas que esperamos ansiosos pra que aconteça, porém, se fizermos com que esses nossos desejos e anseios sejam conhecidos pelo PAI através da oração e súplica, a Palavra diz que a paz que excede todo entendimento, a paz de Deus, guardará o nosso coração e os nossos pensamentos em Cristo Jesus. Isso não é bom?! hehehe É ótimo!
Se nossos pedidos são conhecidos por Deus, podemos descansar em paz, crentes que no tempo propício, viveremos a boa, agradável e perfeita vontade do Senhor (Romanos 12:2), o Senhor os realizará.
Esse tempo de espera talvez, seja um tempo em que mais aprenderemos do Senhor, mais produtivo talvez, do que a promessa propriamente dita.
Tempo de aprendizagem em que o Senhor está nos moldando para ficarmos prontos pra vivermos a promessa, na hora que ela chegar. Entendeu?!
Tudo aquilo que queremos que aconteça, passa pelo teste do tempo. Mas que tempo?!
É o tempo de Deus. O tempo que Ele determina pra que cada coisa aconteça em nossa vida.
As vezes pode acontecer de ser imediato, como eu já vi acontecer, ou também demorar um certo tempo.
Temos como exemplo a história de Calebe (leia Josué 14:6-15) que na época em que recebeu a promessa do Senhor, tinha quarenta anos de idade e, passou-se quarenta e cinco anos até que ele tomasse posse da promessa do Senhor.
E Calebe diz:
"...e foi a quarenta e cinco anos que ele (o Senhor) disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade!" (Josué 14:10)
 E ele continua no versículo 11:
"Ainda estou tão forte quando no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época."
Ou seja, além de esperar quarenta e cinco anos para viver aquilo que Deus prometeu, ele ainda não desanimou. Não se deixou abater.
E quantas vezes a gente pensa em parar no meio do caminho, achando que Deus se esqueceu de nós, que a benção não vai vir...
Se tem alguém que "tinha motivos" pra desanimar, reclamar e desistir, esse alguém era Calebe. Quarenta e cinco anos na espera. Imagina só!!!
Mas os olhos de Calebe não estavam na promessa. Seus olhos estavam no DONO da promessa. Sua motivação pra continuar e chegar até o fim estava muito além da promessa.
O segredo pra se chegar até a promessa com o mesmo vigor e vitalidade que Calebe, está em você não colocar os olhos na promessa, pois se você ler o texto de Josué 14:6 ao 15, vai ver que os que foram com Calebe, desanimaram no meio do caminho, pois seus olhos estavam na promessa. Como Calebe, nosso olhos tem que estar em Deus, pois somente por meio dEle, viveremos as promessas que Ele tem pra nossa vida.
Toda promessa passa sim pelo testedo tempo e, é nesse tempo aí que Deus vai ver se estamos prontos e preparados pra viver o que Ele tem pra nós. Ele está forjando o nosso caráter.
Por isso vale a pena esperar no Senhor, seja o tempo que for.



Espere! Aguarde! Deus tem muito mais para aqueles que O amam.
A espera não pode matar a esperança.

Grande abraço e também na esperança do Senhor...

Júnior Vandinho.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

O depoimento de Peter

...Já não alcanço o passado, meus limites percebi, o hoje é tudo o que tenho... isso entendi.
O DEPOIMENTO DE PETER

Olá, meu nome é Peter Decourth, certo dia, eu estava ouvindo um determinado disco e de repente começou tocar uma canção cuja letra me chamou muito a atenção e, naquele mesmo momento meus pensamentos... viajaram.
Fui remetido à lugares por onde passei, revi pessoas e... reencontrei ela. Seu nome?! Linda!
Senti de novo algo que, desde que Linda partiu, estavam apenas "abrazados", não apagados e percebi naquele momento, que eles ainda estavam lá, eu os conseguia sentir e ainda mais forte que antes. As chamas haviam se acendido novamente.
De repente, como um estalo na consiência, voltei à realidade. Uma realidade onde há alguns anos, Linda não estava presente (não que ela tivesse morrido fisicamente, ela não estava mais presente em minha vida) mas que por motivos na época, desentendimentos e desencontros, terminamos tudo e também a amizade.
Na época, não me dei conta do erro que eu estava comentendo deixando-a, não imaginava o quanto sentiria sua falta.
Nessas horas, o que passa peça cabeça é aquele famoso pensamento do arrependido: "se eu pudesse voltar no tempo..." É claro que se eu pudesse voltar, conversava mais, gargalhava mais, "jogava conversa fora" a mais, e o mais importante... a amaria mais.
Linda, nos dias de hoje é um sonho distante, realizá-lo novamente seria como viver um milagre, uma segunda chance.
Hoje, bem mais maduro que na época do acontecido, mais experiente, tais erros cometidos, que hoje nos separam, com certeza não seriam cometidos.
Tal experiência de vida, não me dá porém o direito de procurá-la e dizer tudo o que sinto, peço ao PAI que me ajude a esquecer, pois só assim poderei seguir.
Sou seu admirador acima de tudo e sei que a pessoa que escolheu, vai estar com uma mulher incrível pelo resto da vida dele.

Sei, já não são meus
Vento levou
Tempos que não mais voltam e então
O que eu fiz por mim
E por quem amei?!
Só desilusão, reconheci
Não construi o que planejei
Pouco abracei e não ofereci perdão.
Já não alcanço o passado
Meus limites reconheci
O hoje é tudo o que tenho
Isso entendi
Preciso trazer à memória
Histórias que desprezei
Semblantes que abandonei
Não posso me esquecer
Tenho que oferecer
Flores em vida
Enquanto é dia.

Já não me esqueço
Hoje ofereço
Flores em vida
Enquanto...

Letra: Paulo César Baruk
Música: Adson Sodré
Grande abraço!
Júnior Vandinho.